SAUDAÇÕES

BEM VINDO! BIENVENIDO! BENVENUTO! BIENVENUE! WELCOME! WILLKOMMEN!




TEMÁTICA DO BLOG

NOTÍCIA E OPINIÃO

Este blog trata de assuntos variados. Destacam-se os temas políticos, ideológicos, morais, sociais, e econômicos.

09 maio 2008

EFEMÉRIDES DE 9 DE MAIO


ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA

Hoje faz aniversário a, mais longeva aliança diplomática do mundo: Aliança Luso-Britânica. Esta aliança iniciou na formação da nação portuguesa, ainda na idade média, e se prolonga até os dias atuais. Assinada no ano de 1373, e tendo várias revisões ao longo do tempo, esta aliança entre Portugal e Inglaterra (dois países lançados ao mar), foi primordial para a conquista e manutenção da independência portuguesa, que sempre sofreu com as investidas espanholas de conquistar Portugal. E ainda nos episódios da invasão francesa de Bonaparte, e a defesa dos territórios ultramarinos de Portugal. Por outro lado, a Inglaterra ganhara territórios portugueses, e em alguns momentos históricos, várias vantagens econômicas.


DIA DA UNIÃO EUROPÉIA

A Europa sempre sonhou com uma união ou integração completa. Por diversas razões que a história ensina, não foi possível essa integração. Entretanto, por motivos econômicos fôra criada a CEE (Comunidade Econômica Européia). O gérmen da integração européia estava lançado.

Com o tratado de Maastricht, em 1992, que entra em vigor em 1993, ela ganha forma. Atuando como uma união aduaneira, com facetas de atuação em vários setores econômicos comuns, judiciais (Tribunal de Justiça da União Européia), migratórios (livre trânsito) e monetários (como a criação do Euro).

No início a União Européia fôra iniciada com países do bloco ocidental do continente, no decorrer desses quase quinze anos, ela passou a incorporar diversos países do leste europeu, e pertencentes ao antigo bloco comunista.

A União Européia sempre sofreu revezes motivados por questões nacionais. Porém, a cada ano que passa, ela ganha força. Os resultados econômicos são o maior atrativo que os países têm ao adota-la.

O sonho da unificação européia foi, no passado, tentado através de guerras. Hoje se configura plausível pelo poder econômico.