SAUDAÇÕES

BEM VINDO! BIENVENIDO! BENVENUTO! BIENVENUE! WELCOME! WILLKOMMEN!




TEMÁTICA DO BLOG

NOTÍCIA E OPINIÃO

Este blog trata de assuntos variados. Destacam-se os temas políticos, ideológicos, morais, sociais, e econômicos.

17 abril 2008

COMÉDIA DA VIDA PRIVADA

Ultimamente os jornais estão arrasando! É um festival para quem aprecia mais a vida alheia do que a própria. Há pouco saiu a notícia de que o jornalista Roberto Cabrini foi detido com cocaína no carro. Que coisa, hein? Todos da mídia estão cautelosos; escolhendo as palavras certas, o que quer dizer que estão usando do politicamente correto, sendo corporativistas, e de certa forma, agindo com uma complacência que não usariam se tratasse do Zé da esquina.

Segundo dizem os midiáticos, ele foi preso em flagrante. Seu carro estava em frente a uma padaria (daí, talvez a origem da farinha); e estava com uma mulher, que teria dito ser sua amante. Segundo a Record, emissora que ele atua agora, ele estaria a trabalho, em uma reportagem investigativa.

Da delegacia onde se encontra, ele enviou um bilhete informando o público sobre sua posição diante dos fatos. Segundo ele, tudo não passa de uma armação para cima dele. 

"Estou sendo vítima de uma armação, em virtude de estar investigando assuntos que incomodam a muitas pessoas".

"Apesar de tudo, comunico que sempre protegi e protegerei minhas fontes, afinal, considero o respeito entre fonte e jornalista um dos princípios mais sagrados da minha profissão".

Realmente a situação é difícil, se ele resolver proteger suas fontes, talvez encontre outras fontes de defesa nas quatro paredes do xadrez. Eu no lugar dele não hesitaria em romper com a ética profissional, e apontar as fontes. Mas talvez as fontes dele sejam mais incriminatórias do que o que se tem até agora. Vai saber...

A mulher que estava com ele, segundo o seu advogado, fazia parte de uma quadrilha (o PCC). A polícia informou que essa mulher detinha um pen-drive, e nele continha fotos comprometedoras do acusado. E que ele teria alegado que usou drogas na frente dela por estar com uma arma de fogo apontada para ele. (o que deve ter de usuário de cocaína que gostaria de estar no lugar dele não está no gibi). No depoimento ele disse:

"Fui obrigado a consumir o produto [cocaína] a fim de demonstrar que o clima amistoso permanecia, fato este que ocorreu uma vez"

O sindicato dos jornalistas emitiu a seguinte nota:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo informa que recebeu nesta quarta-feira (16/04) 'comunicado à imprensa' emitido pela direção da Rede Record de Televisão referente à detenção do jornalista Roberto Cabrini. Os diretores do Sindicato vêm a público afirmar que tinham conhecimento, por depoimentos de trabalhadores e diretores desta entidade que atuam na emissora, que o jornalista estava trabalhando há cerca de um ano em uma grande matéria investigativa sobre tráfico de drogas. Neste sentido, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo acredita na inocência do jornalista Roberto Cabrini e entende ser sua detenção um grande equívoco. Acreditamos que o caso será plenamente elucidado pelas autoridades, a justiça restabelecida e a liberdade de imprensa garantida”.

Ele não precisa se preocupar muito, a LIGA DA MÍDIA irá proteger a qualquer custo um membro ilustre, na condição que for. Seja lá, culpado ou não, Cabrini sabia em que terreno pisava. E quando sabemos onde pisamos, é bom ter duas ou três maneiras de se defender ou sair de enrascadas. E uma dica básica quando se tratar de bandidos é nunca ser, ou tentar ser um.